segunda-feira, 29 de outubro de 2007

29/10 - ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO: RÁDIO E EDUCAÇÃO

Hoje tivemos tempo integral para a organização dos seminários, que já começam na próxima semana.
Minha equipe, cujo tema é Rádio e Educação, decidiu abordar o assunto seguindo os seguintes passos:
1- Sobre o rádio: suas vantagens;
2- A importância do rádio no processo educativo;
3- Políticas Públicas envolvendo o Rádio - projetos;

APROFUNDANDO....

Ao discutirmos sobre as vantagens do uso do rádio na difusão de informações, enfatizaremos questões, como:
- O rádio é um instrumento de comunicação bastante rápido e que atinge quase toda a população de uma detrminada área geográfica;
- Para compreender o conteúdo transmitido pelo mesmo, ao contrário do que ocorre com jornais, revistas, internet, não é preciso ser alfabetizado; também não é preciso ter um computador em casa (recurso tecnológico muito mais caro do que um simples aparelho de som); a partir disso, percebe-se que o rádio atinge as camadas mais baixas e sua informação é compreendida mais facilmente pelas pessoas, já que sempre utiliza um linguajar mais simples e enxuto, parecido com que usamos no nosso cotidiano, ao contrário das mídias escritas. Além disso, o rádio tem uma facilidade de acesso enorme - na maioria do lugares que se vai hoje, há uma caixa de som "tagarelando".

E qual a importância do rádio na Educação?
O rádio, apesar de relativamente antigo, comparado com os mais novos meios de comunicação, ainda não tem sido aproveitado positivamente na rede educativa. Contudo, ele é um instrumento rico em possiblidades pedagógicas e de grande abrangência, pois atinge variadas camadas da população. Com a exploração do rádio no processo educativo, educadores e educandos terão a oportunidade de planejarem e realizarem, juntos, uma significativa atividade social, ao disseminar cultura, ampliar horizontes, construir conhecimentos, se expressar e se comunicar, enfim, de ter voz e dá voz à comunidade onde a escola insere-se e é reconhecida. (Texto adaptado do Projeto rádio na Escola - UFRGS/ RS).
OBS: esse Projeto é muito interessante e merece visita, já que traz outras informações que poderão enriquecer o trabalho do nosso grupo. É só colocar no google!

Ao discutirmos as políticas públicas, poderemos encrementar informações sobre a utilidade do rádio no processo educativo.

Nosso trabalho também será embasado no programa "Radio Escola", disponibilizado no moodle, na parte de políticas públicas para educação e tecnologia.

Um comentário:

Lenilda Santana Rodrigues disse...

Verônica

Realmente até a aula do dia, não tinha percebido o rádio como uma tecnologia pedagógica. Nem o via como uma tecnologia. Mas ao analisá-lo, percebi sua riqueza e suas vantagens.
Que possamos como educadoras, utilizá-lo em nosssas práticas educativas.
Lenilda