segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Aula do dia 22 de Outubro

Faltei aula passada e perdi a discussão sobre alguns conceitos, entretanto, hoje também ocorreram esclarecimentos sobre os que restavam. Para mim foi super proveitoso, pois abriu minha mente e passei a entendê-los de outra forma, sob um novo olhar.
Discutimos sobre interatividade, interface, inteligência artificial, rede e cibercultura e virtualidade. Pesquisei, aula retrasada, sobre cibercultura e creio que faltou acrescentar alguns detalhes na minha definição sobre o que é a mesma... Cibercultura é uma forma diferente de vivência, envolvendo outros costumes, novas formas de interatividade, aprendizagens, comunicação... Enfim, é realmente uma nova cultura que surge e, como aprendi desde pequena, não podemos sobrepor uma cultura a outra, mas sim respeitar e não julgar as outras culturas que não são a nossa.
Percebi que todos os conceitos estão articulados e surgem no contexto digital.
A discussão ocorreu de forma natural e prazerosa... Ao debatermos sobre o conceito de interatividade, discutimos, mais uma vez, sobre a importância do estudante ser atento, crítico, questionador e participativo em sala... E, o mais legal, foi o estímulo da professora Bonilla em relação a isso... Afinal, a escola de hoje não tem essa postura; Pelo contrário... O professor considera-se o detentor do saber, não estimulando discussões participativas em classe, ou seja, inibindo a interatividade e promovendo apenas a interação.
O final da aula foi destinado a organização do seminário e do artigo.

Nenhum comentário: