segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Aula do dia 12/11

As equipes de TV e Rádio finalizaram a jornada de apresentações da disciplina.
Novamente, um debate reflexivo foi travado entre toda a turma, facilitando a aprendizagem e a formação de opiniões em nossas cabeças...
devemos enxergar o uso das mídias no processo educacional, não como um recurso ou instrumento ou ferramenta, mas sim como algo que chega para tranformar a realidade do espaço de ensino-aprendizagem. Segundo Bonila, como excelentes "desencadeadores estruturantes" na educação. Ela ainda nos alertou de que, sempre que pensarmos em educação, devemos pensar em subversão. Ou seja, devemos atentar para a não reprodução de um modelo de ensino tradicional e tacanha, que não chama/instiga o educando para ser produtor de conhecimento. E isso é muito importante na construção de cidadãos críticos e livres, capazes de lutarem por seus direitos e pelo o que consideram correto. Na medida em que o educando torna-se agente na construção do conhecimento, ele aumenta a sua auto-estima e constrói um discurso próprio. Ele também sente-se estimulado a pesquisar e trocar experiências com os outros protagonistas do processo ensino-aprendizagem, como pais, colegas e educadores.
Vale a pena refletir...

Um comentário:

Carla Jamille de Araújo disse...

O seminário trouxe informações novas e mostrou várias formas de se trabalhar em sala de aula.
Foi muito legal...Valeuuu