segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Aula do dia 20 de Agosto

A aula de hoje começou com a passagem de um vídeo sobre o programa Roda Viva. Michel Serres, um filósofo francês, foi o entrevistado e conversou sobre Globalização e Novas Tecnologias.
A entrevista foi bastante proveitosa e fez a turma refletir sobre questões envolvendo esses temas. O filósofo falou sobre a atual existência de "fronteiras porosas", fruto do mundo globalizado, que oportuniza a expansão do saber para qualquer lugar, para qualquer pessoa que tenha condições de ursufruir das novas invenções tecnológicas. Segundo o filósofo, a globalização está acabando com as distinções entre países de primeiro e terceiro mundo, já que as novas tecnologias auxiliam no desaparecimento das fronteiras entre as regiões do planeta. Ou seja, os "guetos" acabam e é, através da troca (virtual) com o outro, que os seres tornam-se mais cultos.
Serres conceitua mestiçagem, dizendo nada sobrevive fechado em si mesmo, necessitando de mesclagens e contatos. Ele ainda coloca que a mestiçagem provoca revoluções e evoluções. Daí a reflexão com todo o grupo sobre a importância de uma educação mestiça e múltipla, vista no sentido amplo e não reduzida a esducação escolar. A educação também deve ser continuada, estando presente em todas as etapas de vida do ser humano. Desta maneira, grandes problemas sociais seriam resolvidos, ou pelo, aliviados em sua grande maioria.
Outro ponto que me chamou atenção na entrevista, foi a questão da banalização do conhecimento que se tem hj com a quantidade de informações vistas na internet. A partir disso, percebo, mais uma vez, a grande importância do educador nesse momento. Ele terá a função de orientar os educandos na procura de sites bons, dotados de informações com credibilidade e mostrar a aplicabilidade desses conhecimentos, o porquê de aprendê-los. Assim, os alunos percebrão que não basta apenas ler. É preciso refletir sobre os assuntos e tentar perceber qual a importância do mesmo para o seu cotidiano, sua vida.

Nenhum comentário: