segunda-feira, 29 de outubro de 2007

29/10 - ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO: RÁDIO E EDUCAÇÃO

Hoje tivemos tempo integral para a organização dos seminários, que já começam na próxima semana.
Minha equipe, cujo tema é Rádio e Educação, decidiu abordar o assunto seguindo os seguintes passos:
1- Sobre o rádio: suas vantagens;
2- A importância do rádio no processo educativo;
3- Políticas Públicas envolvendo o Rádio - projetos;

APROFUNDANDO....

Ao discutirmos sobre as vantagens do uso do rádio na difusão de informações, enfatizaremos questões, como:
- O rádio é um instrumento de comunicação bastante rápido e que atinge quase toda a população de uma detrminada área geográfica;
- Para compreender o conteúdo transmitido pelo mesmo, ao contrário do que ocorre com jornais, revistas, internet, não é preciso ser alfabetizado; também não é preciso ter um computador em casa (recurso tecnológico muito mais caro do que um simples aparelho de som); a partir disso, percebe-se que o rádio atinge as camadas mais baixas e sua informação é compreendida mais facilmente pelas pessoas, já que sempre utiliza um linguajar mais simples e enxuto, parecido com que usamos no nosso cotidiano, ao contrário das mídias escritas. Além disso, o rádio tem uma facilidade de acesso enorme - na maioria do lugares que se vai hoje, há uma caixa de som "tagarelando".

E qual a importância do rádio na Educação?
O rádio, apesar de relativamente antigo, comparado com os mais novos meios de comunicação, ainda não tem sido aproveitado positivamente na rede educativa. Contudo, ele é um instrumento rico em possiblidades pedagógicas e de grande abrangência, pois atinge variadas camadas da população. Com a exploração do rádio no processo educativo, educadores e educandos terão a oportunidade de planejarem e realizarem, juntos, uma significativa atividade social, ao disseminar cultura, ampliar horizontes, construir conhecimentos, se expressar e se comunicar, enfim, de ter voz e dá voz à comunidade onde a escola insere-se e é reconhecida. (Texto adaptado do Projeto rádio na Escola - UFRGS/ RS).
OBS: esse Projeto é muito interessante e merece visita, já que traz outras informações que poderão enriquecer o trabalho do nosso grupo. É só colocar no google!

Ao discutirmos as políticas públicas, poderemos encrementar informações sobre a utilidade do rádio no processo educativo.

Nosso trabalho também será embasado no programa "Radio Escola", disponibilizado no moodle, na parte de políticas públicas para educação e tecnologia.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Aula do dia 22 de Outubro

Faltei aula passada e perdi a discussão sobre alguns conceitos, entretanto, hoje também ocorreram esclarecimentos sobre os que restavam. Para mim foi super proveitoso, pois abriu minha mente e passei a entendê-los de outra forma, sob um novo olhar.
Discutimos sobre interatividade, interface, inteligência artificial, rede e cibercultura e virtualidade. Pesquisei, aula retrasada, sobre cibercultura e creio que faltou acrescentar alguns detalhes na minha definição sobre o que é a mesma... Cibercultura é uma forma diferente de vivência, envolvendo outros costumes, novas formas de interatividade, aprendizagens, comunicação... Enfim, é realmente uma nova cultura que surge e, como aprendi desde pequena, não podemos sobrepor uma cultura a outra, mas sim respeitar e não julgar as outras culturas que não são a nossa.
Percebi que todos os conceitos estão articulados e surgem no contexto digital.
A discussão ocorreu de forma natural e prazerosa... Ao debatermos sobre o conceito de interatividade, discutimos, mais uma vez, sobre a importância do estudante ser atento, crítico, questionador e participativo em sala... E, o mais legal, foi o estímulo da professora Bonilla em relação a isso... Afinal, a escola de hoje não tem essa postura; Pelo contrário... O professor considera-se o detentor do saber, não estimulando discussões participativas em classe, ou seja, inibindo a interatividade e promovendo apenas a interação.
O final da aula foi destinado a organização do seminário e do artigo.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

CIBERCULTURA

Para saber mais sobre esse termo, o seu histórico e de onde surgiu, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/cibercultura


Com o pouco estudo, arrisco dizer que a cibercultura é um modo recente de comunicação mais flexível, já que é virtual e dá oportunidade à todos de se manifestarem, independente da distância, pois as comunidades de cibercultura utilizam a internet como principal ferramenta na sua difusão.